segunda-feira, 2 de maio de 2011

PROJETO: GINCANA EDUCATIVA

Dados de Identificação

1. Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

2. Título: Gincana Educativa

3. Abrangência: Escola e comunidade.

4. Coordenação Geral: Professoras Denise, Janete, Cleonice, Elizandra, Rosane e Ari.

5. Elaboração do Projeto: Professora Denise Antunes.

6. Participantes: alunos, professores, funcionários, comunidade.

7. Início: maio de 2011.

8. Duração: ano letivo de 2011.

9. Diretora: Professora Rosane Röpke.

Justificativa

Baseando-se em uma educação escolar focada nos pressupostos de que o aluno é o protagonista das ações, as quais proporcionam a construção do conhecimento, este projeto tem o intuito de fomentar a participação de todos os segmentos nas atividades da escola, promovendo um ambiente de respeito, através do resgate de valores, de responsabilidade, companheirismo, cooperação e da construção de aprendizagem que contemplem os quatro pilares da educação conforme expressa o Relatório Internacional da Educação para o Século XXI da UNESCO: o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a ser.

Para tanto, é importante resgatar a autoestima, a identidade e a percepção do “EU” enquanto ser participante de uma sociedade. Com isso, faz-se necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar, priorizando pontos fundamentais para que os objetivos sejam alcançados.

Metodologia

A gincana será desenvolvida durante o ano letivo de 2011, envolvendo alunos das séries finais do ensino fundamental e ensino médio.

A equipe responsável pela elaboração das tarefas será constituída por membros da direção, coordenação pedagógica, professores e funcionários.

As tarefas serão formuladas com intuito de promover os princípios de convivência, valorização da Escola, participação dos segmentos escolares nas atividades promovidas.

Objetivo Geral:

Buscar pedagogicamente a identidade da escola, valorizar o aluno em seus aspectos intelectuais, históricos, culturais e artísticos, despertar nos alunos a importância da família, dos colegas, da integração entre a família e a escola e os princípios inerentes à formação do ser humano.

Objetivos Específicos:

- Promover a integração da comunidade escolar, estimulando a participação dos diferentes segmentos em todos os momentos do processo pedagógico.

- Desenvolver atividades de interação com a comunidade em geral através de ações de cunho social e cultural.

- Promover a participação ativa dos professores no desenvolvimento e acompanhamento das atividades/tarefas.

- Propor ações que demandem o resgate e a aplicação dos valores de solidariedade, respeito, companheirismo e determinação, assim com a importância da preservação do patrimônio público.

- Perceber a importância do bom relacionamento e do respeito às diferenças individuais.

- Demonstrar as condições ensino-aprendizagem que os mesmos estão envolvidos, possibilitando avaliar as ações educativas.

- Promover momentos de interação e socialização no ambiente escolar.

- Promover atividades diferenciadas que levem os alunos a protagonizar momentos de aprendizagem em que a sala, propriamente dita, não seja necessária.

- Oferecer momentos, espaços e atividades recreativas que levem ao alcance as expectativas quanto à diversão, percebendo a escola como um ambiente acolhedor.

Avaliação

Será considerado satisfatório o envolvimento de toda a comunidade docente e discente, priorizando os pontos fundamentais para que os objetivos sejam alcançados. Espera-se durante o desenvolvimento da gincana relativa mudança do educando, que é a percepção dos valores morais e éticos, o exercício da cidadania, solidariedade e cooperação.

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