sábado, 28 de maio de 2011

Aulas de Educação Ambiental

Nossa escola em parceria com a Emater, a empresa Construserv, a Prefeitura e o senhor Aurélio Sommavilla, proporcionaram aos alunos das séries iniciais uma aula de educação ambiental.

O que motivou essa aula, foi a execução do projeto de pavimentação do passeio público na rua dos Imigrantes, que fez com que fosse necessária a retirada de algumas árvores de coqueiro.

Surgiu a ideia de aproveitar o fato para trabalhar questões de educação ambiental, através do senhor Aurélio Sommavilla -proprietário da residência onde encontravam-se as árvores - e da diretora da Escola Perpétuo Socorro, foi realizada a aula.

Envolveram-se na atividade 46 alunos da 2ª, 3ª e 4ª séries. O replantio dos coqueiros foi feito nas proximidades do ginásio de esportes da escola.

O engenheiro agrônomo da Emater explicou aos alunos sobre as técnicas de plantio e sobre a origem, características, utilidade, área de ocorrência, bem como da importância do coqueiro para a fauna silvestre, que também é chamado de pindó pelos guaranis ou de jerivá ( da língua tupi-guarani, que significa "pessoa alta").

Segundo o engenheiro agrônomo, o que mais chamou a atenção e causou emoção as crianças foi a oportunidade de observar uma árvote de coqueiro adulta, que é de ocorrência natural na região, e que se encontrava muito longe do local de realização da atividade.

Um comentário:

aldanir disse...

Li este comentário da atividade. Realmente é interessanate os alunos assistirem o replantio de árvores como o coqueiro para valorizarem a vida de todos os seres. Cortar uma árvore adulta é fácil. Transplantá-la em outro local é valorizar e prezervar natureza para o bem do meio ambiente.