sábado, 11 de abril de 2009

PROJETO "CULTURA AFRO-BRASILEIRA"

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

1.1-TEMA – CULTURA AFRO-BRASILEIRA
1.2- Executor- EE. de Ensino Médio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
1.3- Endereço- Rua dos Imigrantes
1.4- Município- Vitória das Missões
1.5- Período de execução- ano de 2009
1.6- Abrangência- Educação Infantil- Séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
1.7- Coordenação- Professores das Séries Iniciais, Professores da área de Estudos Sociais e Comunicação e Expressão, juntamente com a Coordenação pedagógica da Escola e Equipe Diretiva
1.8- Participação – Todos os Professores , Funcionários e alunos da Escola

2- JUSTIFICATIVA:

Para promover a releitura da História do mundo africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral, rompendo com o modelo vigente na sociedade brasileira, garantindo a cidadania e a igualdade racial.
A Lei em si não basta, é preciso que modifiquemos o ensino-aprendizagem para que tenhamos um resultado eficaz, valorizando conhecimentos dessa cultura, fazendo acontecer mudanças necessárias.
Aprendemos a História dos outros, ou parte dela, no entanto a cultura universal inclui feitos Afros de grande importância, entretanto, estes são desconhecidos ou desprezados pela educação brasileira. Uma sociedade democrática e justa, inclui todos os setores da população, não admitindo a existência de distorções, diferenças ou dominação.

3- OBJETIVOS GERAIS:

1- Romper com o modelo pedagógico vigente, incluindo afro-brasileiros na condição de decisório para a construção da sociedade.
2- Proporcionar condições a alunos e professores de apropriarem-se de novos saberes sobre a cultura Afro-brasileira.
3- Promover uma nova visão da História dos Africanos do período colonial, com seus reinados e impérios, sua cultura e os reflexos sobre a vida do afro-brasileiro em geral.
4- Garantir ao Afro-brasileiro a construção de sua personalidade com referência em outros negros.
5- Proporcionar condições ao Afro-brasileiro promover a cidadania e igualdade racial, alcançáveis por meio de uma pedagogia multiracial.



4- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1- Identificar tempo e espaço da origem dos grupos africanos que vieram para o Brasil.
2- Reconhecer que o tráfico humano foi uma atividade fundamental para o capitalismo mercantilista.
3- Reconhecer que o Brasil foi o País que mais importou escravos negros.
4- Perceber os diferentes tipos físicos entre os africanos.
5- Perceber os diferentes tipos de religiões, costumes e línguas.
6- Constatar as diferenças e semelhanças de vida entre afro-brasileiros e negros de outros países.
7- Despertar para a africanicidade brasileira em manifestações na arte, esportes, culinária, língua, religião, como elementos de formação da cidadania.
8- Reconhecer o papel do negro na definição e na defesa do território, os Quilombos rurais e urbanos, o negro na periferia e na questão da posse de terras.
9- Despertar para a questão do trabalho no campo e na cidade.
10-Proporcionar condições para o conhecimento sobre questões relativas a saúde e doenças.
11-Comparar o relacionamento entre africanos na era pré-colonial, no período de dominação européia e na atualidade.
12-Discutir e conhecer as personalidades negras que deixaram ou estão deixando sua contribuição nos diversos setores da sociedade, como expressões culturais, desportivas, artísticas, políticas, musicais, religiosas etc...

6- AÇÕES DO PROJETO:

1- Questionar os alunos sobre o que sabem, que idéias e opiniões, dúvidas ou hipótese sobre o tema em debate, valorizando seus conhecimentos.
2- Propor novos questionamentos.
3- Fornecer novas informações.
4- Desenvolver atividades com diferentes fontes de informações em livros, jornais, revistas, filmes, fotos, visitas, passeios e confrontar dados e abordagem.
5- Trabalhar com documentos variados, edificações, plantas urbanas, mapas, instrumentos de trabalho, rituais, adornos, meios de comunicação, vestimentas, textos, imagens e filmes.
6- Ensinar procedimentos de pesquisa, consulta em fontes bibliográficas, organização de informações coletadas, como obter informações de documentos, como proceder em visitas e estudos.
7- Promover estudos e reflexões sobre diversidade de modo de vida e de costumes dos afros brasileiros.
8- Promover estudos e reflexão sobre a presença na atualidade de elementos afro brasileiros na localidade.
9- Debater questões do dia- a- dia dos afros brasileiros.
10- Propor estudos sobre a diversidade étnico racial da comunidade e suas relações.
11- Construir com os alunos: resumos orais, em forma de textos, gráficos, linha de tempo, criação de brochuras, murais, teatros, danças, coreografias, comidas, vestimentas, instrumentos utilizados no trabalho, nos rituais, nas danças, exposições e estimular a criatividade expressiva.
12- Propor pesquisa específica envolvendo rituais e superstições hoje concebidas que percorreram tempo e espaço na sociedade brasileira envolvendo a etnia afro brasileira.
13- Propor pesquisa científica envolvendo a culinária afro-brasileira e sua inclusão no dia-a-dia do povo brasileiro e em especial da comunidade.
14- Propor a culminância dos trabalhos em forma de feira pedagógica com apresentações de todas as atividades planejadas.



7- AVALIAÇÃO:

Será considerada satisfatória se todas as etapas dessa atividade Temática forem desenvolvidas, de modo a aperfeiçoar a democracia representativa, a construir consciência de igualdade e percebermos que todos cooperativamente podem construir uma sociedade mais fraterna e justa. Também que se consiga organizar a culminância marcada para o dia 27 de novembro de forma a congregar todas as turmas e suas produções.

27 comentários:

Maria da Trindade disse...

Olá professora Denise .
Gostei muito do seu Projeto "Cultura afro brasileira". Gostaria de saber se posso usar a "ídéia" do projeto na Escola onde trabalho.Já trabalhei outros projetos parecidos em anos anteriores. Sou professora de História e trabalho Na Escola Estadual Catarina Jorge Gonçalves em Minas Gerais.
Obrigada.
Um Abraço

Anônimo disse...

Olá, professora Denise, gostei bastante do seu projeto. Gostaria muito de trabalhar essa culturae acho que vou me espelhar em você.
Abraços.

Danielly R. disse...

Olá,
Gostei muito do projeto de vocês.
Gostaria de usá-lo como refrência.
Sou professora de Geografia e trabalho na Escola Estadual Cardoso Fontes, Petrópolis, RJ.
Obrigada,
Prof. Márcia Soares

Anônimo disse...

Oi professora, eu estava buscando modelos de projetos referente a cultura afro-brasileira na internet, e encontrei o seu. Adorei é um projeto riquissimo e completo. Gostaria muito de trabalhar este projeto em minha escola no MATO GROSSO DO SUL com a disciplina de artes. Você me autoriza.

Helô MG Manini disse...

Boa noite, professora Denise!

Assim como os colegas que postaram comentários, estou aqui para parabenizá-la pelo seu projeto, realmente muito rico. Gostaria de saber se posso utilizá-lo também, em Belo Horizonte, na minha Feira de Cultura com alunos do 4º ano/9.

Obrigada e parabéns pelo trabalho!

Anônimo disse...

Parabéns colega pelo Projeto,excelente.É como vc muito bem citou:N é só cumprir a Lei, é entendê-la e conduzir nossos alunos à aprendizagem através da vivencia.
Izete-R/N

Fernanda disse...

Adorei também seu projeto. Parabéns!! Gostaria tb de saber se poderia desenvolve-lo em minha escola.
Abraços
Fernanda

Anônimo disse...

Parabéns, professora o projeto é bastante dinâmico e aborda muito bem a cultuta afro-Brasileira que temos.Gostaria de saber se também posso realiza-lo na escola que trabalho.

Anônimo disse...

olá profª Denise parabens pelo projeto vc é um orgulho para nos afro descendente seu projeto mostra que somos um pais de todas as cores.

meirelopes disse...

professora, gostei muito de seu projeto e gostaria da sua permissão para usa-lo na escola que trabalho.

Luciene disse...

Parabéns pelo belo trabalho que vocês desenvolvem !!!

lorrayne disse...

OLÁ PROFESSORA DENISE
GOSTARIA DE SABER SE POSSO UASAR SEU PROJETO NA ESCOLA Q TRABALHO?

Anônimo disse...

Professora Denise, o seu projeto sobre "cultura afro-brasileira" é maravilhoso, parabéns, gostaria de saber se posso desenvolver na minha escola( Campo Mourão -Pr) um projeto parecido inspirado em algumas idéias suas.
Um abraço

Cristina disse...

Cristina disse,
Olá colega,
Gostei muito do seu projeto e gostaria de utilizá-lo em minha escola. Sou professor do 5º ano em Teófilo Otoni, Minas Gerais.
Obrigada pela ajuda.
Um abraço
26 de julho de 2010

INTERAGIR, APRENDER E CONSTRUIR O CONHECIMENTO!! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
INTERAGIR, APRENDER E CONSTRUIR O CONHECIMENTO!! disse...

Boa noite Profª Denise, assim como todos os outros que comentaram, estou aqui para parabenizá-la pelo riquíssimo projeto. Estava pesquisando sobre projetos nessa área, e solicito sua permissão para ter como referência seu trabalho, ainda não tinha trabalhado nessa área, mas minha colega de trabalho e professora de História solicitou que todos pudessem auxiliá-la no desenvolvimento de um projeto sobre Afrodescendente e estou aqui a pesquisar. Sou professora de Língua Portuguesa de Ensino Médio. Obrigada e que Deus te ilumine sempre.

Edylene Reis Coelho disse...

EDYLENE REIS.
Olá, professora Denise.
Quero parabenizá-lo pelo projeto realizado um tema bem relevante.Cultura Afro Brasileira.Dia 08/11/2011, nossa escola realizará a I Amostra de Gestão Escolar e tem como o tema. A cultura Afro-brasileira.Sou professora de História na Escola Estadual Maria Calderaro,Presidente Figueiredo no Amazonas.

Anônimo disse...

Oi professora Denise. Fiquei encantada com o seu projeto e gostaria muito de usá-lo como referencia. Sou professora de História e quero indicá-lo aos meus colegas.Posso?

Anônimo disse...

Oi professora Denise. Fiquei encantada com o seu projeto e gostaria muito de usá-lo como referencia. Sou professora de História e quero indicá-lo aos meus colegas.Posso?

Sala Eu e Meu Bem .. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sala Eu e Meu Bem .. disse...

Oi professora Denise. Fiquei encantada também com o seu projeto e gostaria de saber se posso utilizá-lo em uma das minhas atividades de historia-afrodescedentes que serão desenvolvidadas no mes de novembro.Aplico aulas de História nas 1ª e 2ªséries do ensino Integrado com o Tecnico em Agricultura no ifpe- campus de Barreiros ,estou me preparando para apresentação de uma feira-cultural.
Desde já meus agradecimentos .

Anônimo disse...

o seu projeto e muito parabéns olguimar cruz

roberio disse...

Adorei também seu projeto. Parabéns!! Gostaria tb de saber se poderia desenvolve-lo em minha escola.
Abraços
Roberio

Anônimo disse...

Quero parabeniza-la pelo pelo projeto pedindo permissão para usa-lo como modelo obrigada prof Val

Anônimo disse...

hola; professora sou coordenador de um projeto na escola esse projeto que estou fazendo a cuminancia so fechara em agosto sera exposto para comunidade ;tema CULTURA AFRO BRASILEIRA POSSO USAR ALGUMAS FONTES DE SEU PROJETO
A MINHA ESCOLA E Caminho Para Liberdade localizada em sao felix do xingu para.

Corrinha Leite disse...

Oi Professora Denise , estava procurando alguma coisa que me ajudasse num seminário sobre A Diversidade está na Sala - A desconstrução do racismo na escola- encontrei seu projeto, gostei, portanto quero parabenizá-la.

Corrinha Leite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.