segunda-feira, 13 de abril de 2009

CRONOGRAMA DO PROJETO "TEMPO DE LEITURA"

13/04 - Apresentação do projeto aos alunos e organização das equipes da gincana. Serão distribuídas as tarefas que precisam de planejamento e tempo para organização para as equipes.

1ª Tarefa: NOME DA EQUIPE, MASCOTE E GRITO DE GUERRA
Criar um nome para a equipe, um mascote e um grito de guerra e apresentar à organização da gincana. O mascote deve ser um aluno(a). A equipe deve apresentar à comissão da gincana, em folha de papel ofício, o nome da equipe e o nome do mascote, idade, série em que estuda. O mascote deve ser um personagem de uma obra da Literatura Brasileira. A equipe deve entregar à Comissão da Gincana uma justificativa por escrito para sua escolha. O nome da equipe e o grito de guerra devem estar relacionados ao valor da leitura e deverão ser transcritos em uma folha ofício e entregue à comissão

15/04 - 2ª Tarefa: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
A equipe deverá trazer uma pessoa da comunidade, que deverá contar uma história real ou fictícia. A pessoa deverá narrar com naturalidade, sem afetação. Conhecer com absoluta confiança o enredo. O contador tem que estar seguro sobre o que vai contar. Dominar o interesse do público. Sentir e viver a história. O vocabulário utilizado deve ser adequado ao público ouvinte. Falar com voz adequada, clara e agradável. Ter espírito inventivo e original: contar a história com suas próprias palavras. Se a história for de livro deve ser adaptada, pois a linguagem escrita é diferente da oral. Tempo máximo: 10 minutos.

23/04 DIA MUNDIAL DO LIVRO
3ª Tarefa - CORRIDA ORIENTADA (Ensino Fundamental)
Consistirá em um percurso a ser cumprido por cada uma das equipes, que serão orientadas mediante “pistas” disponíveis ao longo do caminho. Tais “pistas” deverão ser interpretadas pelos membros da equipe, utilizando os conhecimentos presentes nos livros e também aqueles adquiridos ao longo da vida escolar e no cotidiano.

PERGUNTAS E RESPOSTAS (Ensino Médio)
Perguntas baseadas na leitura de livros e no conhecimento adquirido na escola e no cotidiano.

27/04 – Sorteio das equipes que irão apresentar-se durante o café literário, sendo seis equipes no dia 28 e quatro no dia 29, pela manhã.

28/04 - 4ª Tarefa - CAFÉ LITERÁRIO
Cada integrante da equipe deverá trazer um prato de salgados ou doces. Essa tarefa valerá 100 pontos. A cada integrante que não realizar a tarefa a equipe perderá 10 pontos.
5ª Tarefa – Encenação de Peças Teatrais
Seis equipes encenarão uma peça teatral, que será previamente sorteada. Será avaliado a criatividade, originalidade, cenário, caracterização, expressão oral e corporal.

29/04 - Manhã – apresentação das quatro equipes que ficaram por último no sorteio do dia 27/04.
Tarde - Visita a Fenamilho.
Pavilhão da Cultura da 14ª CRE
Autor Presente – Alunos do 3º ano.

30/04 Divulgação do resultado da I Gincana Literária e entrega da premiação.

Nenhum comentário: