quarta-feira, 2 de julho de 2008

O dia do Bombeiro é comemorado no dia 02 de julho.
O bombeiro é o profissional responsável pelo combate a incêndios, pela preservação do patrimônio ameaçado de destruição, pelo resgate de vítimas, de incêndios, afogamentos, acidentes, bem como pela conscientização da população sobre medidas de segurança contra incêndios.
O corpo de bombeiros é uma das instituições mais respeitadas do país. A ousadia e a coragem dos seus soldados fazem com que esses sejam admirados. Para se tornar um bombeiro, além de alguns requisitos necessários como bom condicionamento físico e equilíbrio emocional, é preciso apresentar outras características desejáveis como boa saúde, capacidade de decisão, capacidade de liderança, capacidade de lidar com situações adversas, capacidade de agir, coragem, disciplina, raciocínio rápido, habilidade para trabalhar em equipe. Embora tenha algumas variações de estado para estado, geralmente o candidato a bombeiro precisa: ser brasileiro, ter certificado de reservista (no caso dos homens), ensino médio completo, idade mínima de 18 anos, altura mínima de 1,65 m para homens e 1,60 para mulheres.
Os bombeiros atuam em situações como: resgate em acidentes, colisão de veículos, atropelamentos, casos clínicos urgentes, entre outras.
Algumas dicas do Corpo de Bombeiros para evitar incêndio:
• Não acumule lixo;
• Ao viajar, desligue a chave geral de luz;
• Tenha cuidado em ambientes onde há cheiro de gás, não risque fósforos. Abra imediatamente as portas e janelas para que ventile;
• Não guarde panos impregnados com gasolina, graxas, ceras, óleos vegetais;
• Não solte balões.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário: