terça-feira, 1 de julho de 2008

Dia da Vacina BCG

A BCG ou Bacilo de Calmette e Guérin é a única vacina contra a tuberculose utilizada para imunizar crianças e adultos e aplicada sob a forma de injeção intradérmica. Criada em 1921, é produzida a partir de cepas (uma espécie de microorganismo) do Mycobacterium bovis, sendo indicada, preferencialmente, para crianças de 0 a 4 anos de idade e adultos que não foram imunizados.
Com cerca de 2,5 milhões de mortes e 9 milhões de novos casos ao ano, a tuberculose, juntamente com a AIDS/HIV, é responsável pelo maior número de vítimas de doenças infecciosas em todo o mundo. A tuberculose pode ser transmitida através de tosse, espirro e fala.
Ao ser expelido no ambiente, o bacilo da doença pode permanecer em suspensão por horas, facilitando a contaminação. Uma única respiração de um único germe expelido é suficiente para contaminar uma pessoa, embora uma transmissão bem sucedida exige, pelo menos, 200 a 300 horas de convívio para a população em geral e menos tempo para as pessoas que apresentam deficiências imunológicas.


Autor: Juscelino Tanaka

Nenhum comentário: