sexta-feira, 25 de julho de 2008

DIA DO MOTORISTA




O Dia do Motorista é festejado no dia de seu padroeiro, São Cristóvão, em 25 de julho, quando uma série de eventos de educação para motoristas e pedestres ocorre em todo o país. Aliás, essa festividade perdura por uma semana, período em que o santo é honrado pelos devotos, que agradecem e buscam sua especial proteção para enfrentar mais um ano o trânsito cada vez mais caótico e violento.
Tudo é organizado pelas dioceses, escolas, e o governo, municipal, estadual e federal, visando conscientizar a sociedade da necessidade de restaurar a paz no transito, em todo o país. Assim, faixas são empunhadas pelas crianças, cobrando respeito às faixas de pedestres, o uso de cinto de segurança e aos limites de velocidades das vias.
Elas ainda são estimuladas a aprender as leis do trânsito , participando de jogos e outras atividades , especialmente programadas pelos Detrans para essa semana especial que começa nesse dia. Muito esperada é a simulação preparada junto com os soldados do Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, para socorrer uma pessoa que acaba de bater o automóvel e tem suspeita de trauma na coluna.
Geralmente, esse exercício, é feito em parques ou no estacionamento dos Shoppings e Supermercados, aproveitando o grande fluxo de pessoas de modo a vivenciar essa situação extremada quase na sua realidade, um alerta eficiente para o problema.
No Brasil, a imprudência ainda é uma das principais causas de morte, superando o índice de homicídios no país. De fato, é necessário o envolvimento de todos os setores da sociedade para que se consiga reduzir o número de mortes no trânsito. E esse dia é de reflexão para todos os motoristas pela sua conduta no trânsito. Também, é dia para agradecer e pedir proteção por mais um ano, ao seu padroeiro São Cristóvão.
Cristóvão era um homem de estatura grande, muito forte, porém, muito ingênuo e bom, cujo único desejo era servir ao mais poderoso dos reis. Serviu a vários, inclusive o rei das trevas, que vencera seu antigo senhor. Foi quando percebeu que ele temia ao Senhor da Cruz, chamado Jesus Cristo, o Rei dos Reis. Converteu-se à fé e serviu-O através da caridade, usando sua força física, para transportar nas costas os viajantes que precisavam atravessar um perigoso rio.
Segundo a tradição transportou, também Jesus Cristo, que lhe apareceu sob a forma de uma criança. Por isso, tornou-se conhecido como Cristóvão, que significa "Porta-Cristo" ou "aquele que transportou Cristo" , tendo convertido muitos pagãos. Morreu decapitado no século III. O culto à São Cristóvão venceu o tempo, sendo venerado como o protetor dos viajantes, e chegou ao século XXI também pela força da devoção dos fiéis, como o padroeiro dos motoristas.

Nenhum comentário: