quinta-feira, 5 de abril de 2007

PROJETO MEIO AMBIENTE

JUSTIFICATIVA DO PROJETO

A Escola E. E. M. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em sua metodologia tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades.
Diante disso, a escola realiza a Pesquisa Participante através de visitas a toda a comunidade escolar investigando suas preocupações, sonhos e anseios . Destacam-se as relacionadas com o caráter e dignidade, a importância da escola na formação do cidadão, sem esquecer, nunca, que o sustento vem da terra.

Portanto, sentiu-se a necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra. Atualmente, a preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial, onde a escola se engaja com os ambientalistas na busca de soluções para preservar o meio ambiente.
Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil,devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Muitas situações estão distantes fisicamente mas que influenciam na manutenção dos seres vivos. Por isso, a importância de pequenos atos em nossas casas e escolas.

A E.A. é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, reciclagem e datas comemorativas, é trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas e preencherá uma lacuna na área da educação, que é a valorização da vida e, portanto, do meio ambiente.

“As pessoas cuidam do meio ambiente por duas razões apenas:por amor ou por temor. Vale dizer, algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonito, independente para ela servir para alguma coisa. Elas conservam por razões puramente afetivas . Outras conservam porque já ouviram falar no desequilíbrio ecológico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxigênio, a poluição dá doença, etc. Assim, basicamente nós temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupação maior de um educador ambientalista deve ser o de desenvolver no aluno esses dois fatores.(OLIVEIRA, 1990,p.18)

Geralmente, a criança desenvolve com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza, já no adulto , muitas vezes, é preciso desenvolver o respeito.
Percebe-se, portanto, que a E.A. abrange todas as áreas. A cidadania tem fator fundamental para conscientização deste contexto global. Não é por falta de conhecimento que o meio ambiente é destruído, mas devido ao estágio de desenvolvimento existente nas relações sociais de nossa espécie. Ao desmatar, queimar, poluir, utilizar ou desperdiçar recursos naturais ou energéticos, cada ser humano está reproduzindo o que aprendeu ao longo da história e a cultura do seu povo. Portanto, este não é um ato isolado de um ou outro indivíduo, mas reflete as relações sociais e tecnológicas de sua sociedade.

Não adianta um aluno tirar nota dez nas provas e continuar atirando lixo nas ruas, pescar peixes fêmeas prontas para reproduzir, desperdiçar água e energia elétrica, desmatar ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem. Há a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia-a-dia, garantindo, assim, o futuro da humanidade.
Logo, precisamos desenvolver a valorização da vida, espontaneamente voltaremos a nos integrar com a natureza e conseqüentemente procuraremos preservar o meio ambiente, pois teremos uma noção clara de que tudo é integrado. Somos parte da natureza, porém, devido a inúmeros fatores, esquecemos disto.

O projeto Educação Ambiental faz-se necessário para colocar em prática no dia-a-dia, através de pequenos atos, que darão início as grandes transformações que devem ser assumidas por todos neste século XXI.


OBJETIVO GERAL

Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema.
  • Possibilitar a construção da consciência ecológica para este mundo diferente e transformador, fazendo análises importantes tanto nos conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente escolar.
  • Observar e analisar fatos e situações de todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar de modo propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.
  • Conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns, e que venha se tirar proveito e lucro da coleta e reciclagem, ao mesmo tempo, trazendo retorno para a escola e para o município. Sendo assim, buscar-se-á parcerias que envolvam empresas e setor público.
  • Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recurso financeiro através da reciclagem.
  • Identificar o nível de dependência em relação a energia elétrica, buscando alternativas para a redução do consumo e outras fontes produtoras de energia.
  • Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente.
  • Criar uma consciência sobre a necessidade de diminuir e buscar formas para solucionar a poluição do ar, da água, do solo, sonora e visual.
  • Possibilitar a comunidade escolar o acesso a áreas verdes preservadas.
  • Capacitar os alunos para plantar, preservar e recuperar áreas verdes na escola e comunidade, visando formar cidadãos que interagem e participem de forma ativa na recuperação do meio ambiente.
  • Recuperar o terreno da escola para criar um espaço de reflorestamento e embelezamento, servindo para efetivar na prática as ações da Educação Ambiental.
  • Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.

ESTRATÉGIAS

a) Procurar ajuda a órgãos, como a Emater, para construir cisternas de captação.
b) Criar ações para arborização e recuperação da área da escola.
c) Implantar programas de seleção, reciclagem e destino do lixo.
d) Campanhas para a diminuição do uso de veículos, de embalagens plásticas, etc.
e) Elaboração, apresentação e distribuição de jornais, murais, folders, textos.
f) Oficinas (sabão, sacolas, etc)
g) Livro de receitas alternativas.
h) Palestras.
i)Releitura de obras de pintores.
j) Paródias.
l) Trilha ecológica.
m) Compostagem: minhocário.
n) Visita ao aterro sanitário – lixão.
o) Apresentação de peças teatrais com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os indivíduos sobre a importância de preservar o meio ambiente.
p) Assistir documentários.
q) Trabalho de campo.
r) Reciclagem de papel.
s) Pedágios.

52 comentários:

Ivete disse...

Olá, pessoal!
Gostei muito do projeto.
Parabéns!!!

Anônimo disse...

Elizângela Zedes
Parabenizo a escola pelo belissimo projeto.
21 de Março de 2008

Anônimo disse...

Muito bom o projeto. Me norteou bastante a um trabalho que tive que desenvolver na faculdade. Parabenizo a equipe.

Anônimo disse...

Olá, pessoal!
Adorei o projeto.
Parabéns a toda equipe.
Está maravilhoso.
Gostaria de saber o nome inteiro do
Autor que vcs mencionaram OLIVEIRA.

Anônimo disse...

Educação Municipal de Araçoiaba da Serra-SP.
Parabéns pela organização de como foi aproveitado este projeto por todos os participantes dele!

Unknown disse...

Oiiii pessoal
amei o projeto e até tive várias idéias para um projeto na minha escola!!! Estão de parabéns!!!
É um projeto muito inteligente, criativo e organizado!!
xau.

Anônimo disse...

Parabenizo a todos pelo projeto !
Adorei! Ana Cristina Neves

Unknown disse...

Adorei o projeto,também estou trabalhando com o mesmo assunto. Seu projeto contribuu muito na minha construção. Só gostaria de saber mais sobre o autor que você cita(OLIVEIRA, 1990,p.18). Tentei obter mais informações sobre a obra e nada consegui,se possível, gostaria de receber a referência bibliografica, para maior aproveitamento da obra.
Grata pela atenção,
Edna Golini.
Florianópolis-sc
ednagolini@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostei muito desse projeto.Estou trabalhando com o mesmo tema,seu projetovai me ajudar muito.

cristinachaves disse...

Adorei seu projeto, estou trabalhando o mesmo tema, vai me ajudar muito.
Obrigada.
Cristinachaves

luciano abreu disse...

Afinal, quem é mesmo esse tal de Oliveira? Mestres, me dêem uma luz!

Anônimo disse...

Este ótimo projeto tem ajudado bastante na elaboração de minhas aulas, tenho adaptado as aulas de educação fisica. Valeu!

Anônimo disse...

Olá Pessoal
O projeto meio ambiente está muito bem elaborado. Parabéns a todos.

Linguiça Guarânia disse...

PARABÉNS PELO PROJETO.
TENHO CERTEZA QUE MUITOS ALUNOS MUDARAM PEQUENOS HÁBITOS.
QUANDO O MEU PROJETO ESTIVER PRONTO VOU MANDAR PARA VCS.
SUCESSO NOS PRÓXIMOS PROJETOS.
ANA CAMPO GRANDE - MS
analuciadc3@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Professora,Escola Barragem do Itú-RS
Gostei muito do projeto!!
Parabenizo a escola por estar engajada num tema tão importante e preocupante nos dias de hoje.
Minha escola tmbém está trabalhando com este tema,tirei várias sugestões deste projeto.
Estão no caminho certo.PARABÉNS!!!
MARI,Manoel Viana-RS

Thaylla disse...

Olá pessoal eu adorei o projeto de vocês achei muito interssante. o projeto de vocês me ajudaram no meu trabalho de geografia
Prarabéns!!!!

Anônimo disse...

(naycam@gmail.com) a referência bibliográfica da citação de OLIVEIRA,1190,p.18?
Gostei da citação e quero colocar em um trabalho. Obrigada
Naiara

Anônimo disse...

Pode me passar por e-mail a refrência da citação de OLIVEIRA,1190,P.18? naycam@gmail.com
Obrigada.

Unknown disse...

Olá,

Adorei o projeto de vocês!
Gostaria receber por e-mail o livro do autor Oliveira, 1990, p.18. Meu e-mail: quelra84@yahoo.com.br
Desde já agradeço,
Raquel

Rosi Sala Paganini disse...

Rosi Sala Paganini- Jacinto Machado- SC.Olá pessoal adorei este projeto, ele tem metas muito aproveitosa para nosso dia- a- dia. É completo em suas ações.

Anônimo disse...

Oi Boa Tarde... adorei seu projeto... vc poderia por favor me enviar por email a citação e a referencia correta de OLIVEIRA,1190,P.18 cybelesousa_9@hotmail.com... desde ja agradecida.

Acadêmicos da Facete disse...

Olá pessoal eu adorei o projeto de vocês, eu já estava mim preparando para fazer um projeto desses, e agora em saber que existe pessoas que também se preocupam com o meio ambiente é muito bom, e se cada pessoa fizer sua parte com certeza se não fizermos tudo mas fazemos um pouco.

aline disse...

AMEI O PROJETO!!!!!!PARABÉNS!
SERA QUE DA PRA MANDAR A CITAÇÃO E A REFERENCIA BIBLIOGRAFICA PRO MEU E MAIL alynne_pbi@hotmail.com valeu!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Vocês estão de PARABÉNS!!!
AMEI... Fica um grande exemplo!

Professora Graça Lúcia - Ciências

Unknown disse...

Muito bom!

Unknown disse...

estava pesquisando alguns progetos
do meio ambiente, gostei bastante
parabens!!!!!!

Priscila Silva disse...

Olá, galera
Quero parabinizar voces por este projeto maravilhoso. Parabéns
Quero pedir que voces me envie por email a copia deste projeto para que minha escola possa por em pratica, trabalho numa escola de zona rural, localizada em Eunápolis na Bahia,meu email é priscilaSuzart2009@hotmail.com.
Desde já a escola Reis veloso agradece.

gilse disse...

Adorei o projeto,também estou trabalhando com o mesmo assunto. Seu projeto contribuu muito na minha construção. Só gostaria de saber mais sobre o autor que você cita(OLIVEIRA, 1990,p.18). Tentei obter mais informações sobre a obra e nada consegui,se possível, gostaria de receber a referência bibliografica, para maior aproveitamento da obra.Ese possivel um copia do projeto
Grata pela atenção,
gilsileine sampaio RS
gilsileinesampaio@hotmail.com

Professora Tati disse...

O projeto é sem dúvida, grandioso!! Parabéns pela iniciativa. Só gostaria de saber mais sobre o autor que você cita(OLIVEIRA, 1990,p.18). tati_ropke@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Parabéns pelo projeto. Estou trabalhando com os alunos em artes alguns dos itens. Um abraço
Josane

Anônimo disse...

gostei muito do projeto parabens pelo assuntos abordados.

Anônimo disse...

Esse projeto parece ser excelente!! Agora so falta realmente as pessoas se concientizarem!!!!

Anônimo disse...

Uma boa iniciativa vinda de quem for,
sou diretora de meio ambiente do colégio nilton balieiro m...
e acho que as boas iniciativa começam assim : )
parabéns : )

Anônimo disse...

Olá pessoal!
Adorei o projeto.
Parabéns a toda a equipe.
Gostaria de saber o nome tdo do auto citado, OLIVEIRA.

Unknown disse...

Oi pessoal, sou de Ananindeua-Pará e adorei o projeto.Parabéns à todos!!!!!!

Anônimo disse...

rondonia agostei muito do projeto, e pela escola que começa a mudar as cabeças para um mundo melho.



03 de novembro de 2010

Anônimo disse...

Rôndonia, parabéns boa atitude da escola, devem trabalhar mesmo com o meio ambiente, para que possamos mudar as atitudes erradas que estão cometendo com o meio ambiente parabens a escola.

Anônimo disse...

Valeu pessoal. Essa matéria poderá ajudar nossa escola em um projeto sobre meio ambiente q pretendemos executar agora no primeior bimstre.

Unknown disse...

Parabéns pelo maravilhoso projeto,
contribuiu muito na elaboração do
projeto da minha escola.
Desejo sucesso a todos os participantes. Abç

Graça disse...

Gostei muito do Projeto, estamos trabalhando esse tema na minha escola, obg, contribuiu bastante. Parabéns!

Unknown disse...

o projeto é muito interessante,posso copiar algumas idéias?

Anderson Lima disse...

o projeto é ótimo

Prof.ª. Zélia disse...

Parabéns,
Gostei muito do seu trabalho.
Estou fazendo o mesmo na minha escola, espero que fique tão bom quento o seu.
Professora Zélia - EJA - Cariacica - ES.

Anônimo disse...

GOSTEI MUITO DO PROJETO.PA
RABÉNS !!!!!!

Anônimo disse...

parabéns !!!!!!!!!!!!!!!seu projeto é ótimo

Anônimo disse...

Elza
Oi, pessoal toda equipe de gestores e docentes estão de parabéns...

Anônimo disse...

muito lecal! ;D

Unknown disse...

Levem seus alunos para participar da Feira de Ciencias da UFRJ

entre em contato

www:igeo.ufrj.br/femcegeo

Anônimo disse...

O seu projeto é muito bom.Simples e importante para a formação do sujeito

Anônimo disse...

palavras claras, muito bom e facil de entender.

Unknown disse...

gostei da citação do Oliveira 1990 p18 poderia me mandar a referencia bibliografica?angelamariamohr@gmail.com

Lorena disse...

obrigada por esse blog, me ajudou muito na escola particular zona norte demais