quinta-feira, 15 de abril de 2010

REGULAMENTO DA II GINCANA LITERÁRIA


Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Regulamento Geral da II Gincana Literária



Art. 1º Objetivo: Estimular a leitura de diferentes gêneros literários, promovendo atividades que despertem o desejo de ler e levar à descoberta do prazer que a leitura proporciona.



Da participação e composição das equipes

Art. 2º Os alunos formarão equipes de, no mínimo, 10 e, no máximo, 16 alunos, distribuídos, em turmas diferentes. A coordenação da gincana fará a formação das equipes no dia 15 de abril de 2010, nas dependências da escola.

Art. 3º As equipes inscritas comprometem-se a cumprir todas as determinações desse regulamento. Será obrigatória a presença e a permanência dos componentes das equipes durante todo o evento.

Das Inscrições

Art. 4º As inscrições das equipes será feita no dia 15 de abril de 2010, nas dependências da escola.

Art. 5º Cada equipe deverá indicar, no ato da inscrição, dentre os componentes, dois líderes, que deverão responsabilizar-se pela entrega das tarefas, pelo desempenho e harmonia da equipe, bem como na execução das tarefas.


Das Tarefas

Art. 6º As tarefas da “II Gincana Literária” – serão baseadas na leitura de livros e também nos conhecimentos adquiridos ao longo da vida escolar e do cotidiano.

Art. 7º Cada tarefa terá regulamento específico obedecendo aos critérios necessários para sua realização.

Art. 8º As equipes competirão, entre si, sendo os pares determinados por sorteio, se for o caso.

Art. 9º As tarefas, descritas a seguir, serão executadas de acordo com o cronograma.

Art. 10 A gincana terá os seguintes tipos de tarefas:

  1. Nome da equipe, mascote e grito de guerra;
  2. Transformação de poema em música;
  3. Perguntas baseadas na leitura de livros e no conhecimento adquirido na escola e no cotidiano;
  4. Provas relâmpagos a serem divulgadas e executadas no dia 22/04, na escola.
  5. Contação de história.
  6. Doação de alimentos não perecíveis.
  7. Dramatização.
  8. Autor Presente.
  9. Café Literário.

Art. 11 Os detalhes para o cumprimento das tarefas serão divulgados oportunamente.



Da pontuação:

Art. 12 Serão pontuadas as equipes que realizarem as tarefas exigidas no prazo e horários determinados:

1. Cada prova estipulada vale de 50 a 100 pontos (exceto Perguntas e respostas);

2. À falta de organização e pontualidade das equipes serão retirados 20 pontos em cada prova;

3. À equipe mais organizada e animada será aplicado o prêmio bônus de 20 pontos;

4. A equipe que copiar ou plagiar um trabalho perderá os pontos da prova em questão;

5. Em caso de empate serão realizadas perguntas até uma equipe obter maior número de acertos;

6. A equipe que comparecer com 100% de participantes terá a bonificação de 10 pontos;

7. Cada acerto da prova de perguntas e respostas valerá 10 pontos.



Dos jurados:

Art. 13 A comissão julgadora poderá ser formada por professores, funcionários da escola e convidados.



Da premiação

Art. 14 Será premiada a equipe vencedora (apenas o primeiro lugar), o resultado será divulgado durante o Café Literário.



Dos recursos

Art. 15 Os recursos referentes às tarefas da gincana serão julgados pela Comissão Organizadora.



Das Disposições Finais

Art. 16 Os casos omissos nesse regulamento serão analisados pela Comissão Organizadora e resolvidos no dia da competição.

Comissão Organizadora.

PROJETO TEMPO DE LEITURA


"Ó! Bendito o que semeia
livros... Livros à mão
cheia... E manda o povo
pensar!
O livro caindo n"alma
É germe " que faz a
palma, é chuva " que faz
o mar."
Castro Alves

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1.1. TEMA: Leitura.
1.2. EXECUTOR: Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
1.3. ENDEREÇO:Rua dos Imigrantes, s/nº.
1.4. MUNICÍPIO: Vitória das Missões.
1.5. PERÍODO DE EXECUÇÃO: 15 de abril de 2010 a 30 de abril de 2010.
1.6. ABRANGÊNCIA: Ensino Fundamental e Ensino Médio.
1.7. COORDENAÇÃO: Bibliotecários, professores de Língua Portuguesa, Literatura e Artes.
1.8. PARTICIPAÇÃO: Professores, funcionários, alunos e comunidade.

2. JUSTIFICATIVA

A Escola é responsável pela formação do leitor através do desenvolvimento sistemático e progressivo das habilidades de leitura, além de incentivar a leitura como prazer e lazer, o que faz promovendo o convívio dos alunos com diferentes gêneros literários.
Ressalta-se que o aluno que descobre o prazer de ler e a satisfação de conseguir expressar por escrito o que sente e pensa; que se conscientiza do valor do conhecimento e dá asas à imaginação; que entende o funcionamento da linguagem desenvolve a capacidade de interpretar a realidade e de interagir nela.

3. OBJETIVO GERAL

Estimular a leitura de diferentes gêneros literários, promovendo atividades que despertem o desejo de ler e levar à descoberta do prazer que a leitura proporciona.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

4.1. Possibilitar a participação dos alunos em eventos com a presença de autores brasileiros.
4.2. Desenvolver as habilidades de uso adequado da escrita como uma forma de comunicação, interlocução.
4.3. Levar o aluno a descobrir a leitura como prazer, como fruição, como alternativa de lazer.
4.4. Proporcionar atividades que visam à formação de um leitor reflexivo e crítico, capaz de construir hipóteses, de fazer inferências, de recorrer a conhecimentos prévios, de exteriorizar juízos valorativos.



5. AÇÕES DO PROJETO

5.1. Divulgar as diversas obras literárias científicas, proporcionar melhor assessoria informacional a toda a comunidade estudantil e incentivar o hábito de leitura.
5.2. Projetar o aluno, através de interpretações literárias, teatrais, saraus, trabalhos acadêmicos, gincanas. Fazendo do espaço da Biblioteca, um espaço onde se produzem atividades culturais e informação acadêmica.
5.3. Ocupar e divulgar espaços culturais na Biblioteca e ainda contextualizar obras regionais e grandes clássicos da literatura.
5.4. Convidar os alunos a participarem, na Biblioteca, de uma análise do estado de conservação de livros. Procurando saídas para evitar depredação do acervo e buscar a conscientização para um bom manuseio do acervo bibliográfico.
5.5. Realizar, na Biblioteca, exposição sobre a história da escola, com documentos, fotos e trabalhos realizados por alunos e professores.
5.6. Convidar pessoas da comunidade para que contem histórias, podendo depois os alunos realizar alguma atividade, como ilustração das histórias contadas.
5.7. Promover a leitura através de círculos de leitura, saraus de poesia e música, bibliotecolagem ou colagem na Biblioteca, varal literário.
5.8. Proporcionar aos alunos encontros e palestras com autores locais e regionais.
5.9. Realizar atividades no dia mundial do livro – 23 de abril.
5.10. Promover a Feira de Livros / Troca de Livros, na qual pode-se envolver editoras, livrarias, autores, artistas, como também, cada aluno poderá trocar com seus colegas livros e revistas em quadrinhos que já leram.

6. AVALIAÇÃO

Será considerado satisfatório se todas as etapas da atividade forem desenvolvidas, bem como, se houver a participação de toda comunidade.

1ª TAREFA

Criar um nome, um grito de guerra e um mascote para a equipe. Isso é só o aquecimento!


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

ANO LETIVO


Dia 22 de fevereiro iniciamos mais um ano letivo.

Sejam todos bem-vindos.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

HOMENAGEM AO DIA DO PROFESSOR E DO FUNCIONÁRIO


Em homenagem a passagem do dia do professor e do funcionário, os alunos organizaram juntamente com a direção belíssima homenagem.

Houve apresentações artísticas, sorteio de brindes, além do almoço organizado pela escola e CPM.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Parabéns professor pelo seu dia!

JERGS


Parabéns a todos os alunos que participaram do JERGS.

Parabéns, também, a nossa professora de Educação Física, Dione Casarin, que não mede esforços para preparar nossos alunos.

2º lugar - 50 m rasos - Érick Steinhorst.

1º lugar - salto em altura - Ben Hur Silvestrini

1º lugar - 50 m rasos - Nadine Possebon

2º lugar - 150 m rasos - Janine Severo

1º lugar - salto em distância - Adriele Berwin

1º lugar - salto em altura - Nadine Possebon

2º lugar - lançamento de pelota - Adriele Berwin

2º lugar - salto em distância - Renan Severo

1º lugar - salto em altura - Jean Felipe Ebling

2º lugar - salto em distância - Michele Segatto

3º lugar - salto em altura - Michele Segatto