quinta-feira, 15 de abril de 2010

PROJETO TEMPO DE LEITURA


"Ó! Bendito o que semeia
livros... Livros à mão
cheia... E manda o povo
pensar!
O livro caindo n"alma
É germe " que faz a
palma, é chuva " que faz
o mar."
Castro Alves

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1.1. TEMA: Leitura.
1.2. EXECUTOR: Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
1.3. ENDEREÇO:Rua dos Imigrantes, s/nº.
1.4. MUNICÍPIO: Vitória das Missões.
1.5. PERÍODO DE EXECUÇÃO: 15 de abril de 2010 a 30 de abril de 2010.
1.6. ABRANGÊNCIA: Ensino Fundamental e Ensino Médio.
1.7. COORDENAÇÃO: Bibliotecários, professores de Língua Portuguesa, Literatura e Artes.
1.8. PARTICIPAÇÃO: Professores, funcionários, alunos e comunidade.

2. JUSTIFICATIVA

A Escola é responsável pela formação do leitor através do desenvolvimento sistemático e progressivo das habilidades de leitura, além de incentivar a leitura como prazer e lazer, o que faz promovendo o convívio dos alunos com diferentes gêneros literários.
Ressalta-se que o aluno que descobre o prazer de ler e a satisfação de conseguir expressar por escrito o que sente e pensa; que se conscientiza do valor do conhecimento e dá asas à imaginação; que entende o funcionamento da linguagem desenvolve a capacidade de interpretar a realidade e de interagir nela.

3. OBJETIVO GERAL

Estimular a leitura de diferentes gêneros literários, promovendo atividades que despertem o desejo de ler e levar à descoberta do prazer que a leitura proporciona.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

4.1. Possibilitar a participação dos alunos em eventos com a presença de autores brasileiros.
4.2. Desenvolver as habilidades de uso adequado da escrita como uma forma de comunicação, interlocução.
4.3. Levar o aluno a descobrir a leitura como prazer, como fruição, como alternativa de lazer.
4.4. Proporcionar atividades que visam à formação de um leitor reflexivo e crítico, capaz de construir hipóteses, de fazer inferências, de recorrer a conhecimentos prévios, de exteriorizar juízos valorativos.



5. AÇÕES DO PROJETO

5.1. Divulgar as diversas obras literárias científicas, proporcionar melhor assessoria informacional a toda a comunidade estudantil e incentivar o hábito de leitura.
5.2. Projetar o aluno, através de interpretações literárias, teatrais, saraus, trabalhos acadêmicos, gincanas. Fazendo do espaço da Biblioteca, um espaço onde se produzem atividades culturais e informação acadêmica.
5.3. Ocupar e divulgar espaços culturais na Biblioteca e ainda contextualizar obras regionais e grandes clássicos da literatura.
5.4. Convidar os alunos a participarem, na Biblioteca, de uma análise do estado de conservação de livros. Procurando saídas para evitar depredação do acervo e buscar a conscientização para um bom manuseio do acervo bibliográfico.
5.5. Realizar, na Biblioteca, exposição sobre a história da escola, com documentos, fotos e trabalhos realizados por alunos e professores.
5.6. Convidar pessoas da comunidade para que contem histórias, podendo depois os alunos realizar alguma atividade, como ilustração das histórias contadas.
5.7. Promover a leitura através de círculos de leitura, saraus de poesia e música, bibliotecolagem ou colagem na Biblioteca, varal literário.
5.8. Proporcionar aos alunos encontros e palestras com autores locais e regionais.
5.9. Realizar atividades no dia mundial do livro – 23 de abril.
5.10. Promover a Feira de Livros / Troca de Livros, na qual pode-se envolver editoras, livrarias, autores, artistas, como também, cada aluno poderá trocar com seus colegas livros e revistas em quadrinhos que já leram.

6. AVALIAÇÃO

Será considerado satisfatório se todas as etapas da atividade forem desenvolvidas, bem como, se houver a participação de toda comunidade.

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