sábado, 11 de abril de 2009

PROJETO "CULTURA AFRO-BRASILEIRA"

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

1.1-TEMA – CULTURA AFRO-BRASILEIRA
1.2- Executor- EE. de Ensino Médio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
1.3- Endereço- Rua dos Imigrantes
1.4- Município- Vitória das Missões
1.5- Período de execução- ano de 2009
1.6- Abrangência- Educação Infantil- Séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
1.7- Coordenação- Professores das Séries Iniciais, Professores da área de Estudos Sociais e Comunicação e Expressão, juntamente com a Coordenação pedagógica da Escola e Equipe Diretiva
1.8- Participação – Todos os Professores , Funcionários e alunos da Escola

2- JUSTIFICATIVA:

Para promover a releitura da História do mundo africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral, rompendo com o modelo vigente na sociedade brasileira, garantindo a cidadania e a igualdade racial.
A Lei em si não basta, é preciso que modifiquemos o ensino-aprendizagem para que tenhamos um resultado eficaz, valorizando conhecimentos dessa cultura, fazendo acontecer mudanças necessárias.
Aprendemos a História dos outros, ou parte dela, no entanto a cultura universal inclui feitos Afros de grande importância, entretanto, estes são desconhecidos ou desprezados pela educação brasileira. Uma sociedade democrática e justa, inclui todos os setores da população, não admitindo a existência de distorções, diferenças ou dominação.

3- OBJETIVOS GERAIS:

1- Romper com o modelo pedagógico vigente, incluindo afro-brasileiros na condição de decisório para a construção da sociedade.
2- Proporcionar condições a alunos e professores de apropriarem-se de novos saberes sobre a cultura Afro-brasileira.
3- Promover uma nova visão da História dos Africanos do período colonial, com seus reinados e impérios, sua cultura e os reflexos sobre a vida do afro-brasileiro em geral.
4- Garantir ao Afro-brasileiro a construção de sua personalidade com referência em outros negros.
5- Proporcionar condições ao Afro-brasileiro promover a cidadania e igualdade racial, alcançáveis por meio de uma pedagogia multiracial.



4- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1- Identificar tempo e espaço da origem dos grupos africanos que vieram para o Brasil.
2- Reconhecer que o tráfico humano foi uma atividade fundamental para o capitalismo mercantilista.
3- Reconhecer que o Brasil foi o País que mais importou escravos negros.
4- Perceber os diferentes tipos físicos entre os africanos.
5- Perceber os diferentes tipos de religiões, costumes e línguas.
6- Constatar as diferenças e semelhanças de vida entre afro-brasileiros e negros de outros países.
7- Despertar para a africanicidade brasileira em manifestações na arte, esportes, culinária, língua, religião, como elementos de formação da cidadania.
8- Reconhecer o papel do negro na definição e na defesa do território, os Quilombos rurais e urbanos, o negro na periferia e na questão da posse de terras.
9- Despertar para a questão do trabalho no campo e na cidade.
10-Proporcionar condições para o conhecimento sobre questões relativas a saúde e doenças.
11-Comparar o relacionamento entre africanos na era pré-colonial, no período de dominação européia e na atualidade.
12-Discutir e conhecer as personalidades negras que deixaram ou estão deixando sua contribuição nos diversos setores da sociedade, como expressões culturais, desportivas, artísticas, políticas, musicais, religiosas etc...

6- AÇÕES DO PROJETO:

1- Questionar os alunos sobre o que sabem, que idéias e opiniões, dúvidas ou hipótese sobre o tema em debate, valorizando seus conhecimentos.
2- Propor novos questionamentos.
3- Fornecer novas informações.
4- Desenvolver atividades com diferentes fontes de informações em livros, jornais, revistas, filmes, fotos, visitas, passeios e confrontar dados e abordagem.
5- Trabalhar com documentos variados, edificações, plantas urbanas, mapas, instrumentos de trabalho, rituais, adornos, meios de comunicação, vestimentas, textos, imagens e filmes.
6- Ensinar procedimentos de pesquisa, consulta em fontes bibliográficas, organização de informações coletadas, como obter informações de documentos, como proceder em visitas e estudos.
7- Promover estudos e reflexões sobre diversidade de modo de vida e de costumes dos afros brasileiros.
8- Promover estudos e reflexão sobre a presença na atualidade de elementos afro brasileiros na localidade.
9- Debater questões do dia- a- dia dos afros brasileiros.
10- Propor estudos sobre a diversidade étnico racial da comunidade e suas relações.
11- Construir com os alunos: resumos orais, em forma de textos, gráficos, linha de tempo, criação de brochuras, murais, teatros, danças, coreografias, comidas, vestimentas, instrumentos utilizados no trabalho, nos rituais, nas danças, exposições e estimular a criatividade expressiva.
12- Propor pesquisa específica envolvendo rituais e superstições hoje concebidas que percorreram tempo e espaço na sociedade brasileira envolvendo a etnia afro brasileira.
13- Propor pesquisa científica envolvendo a culinária afro-brasileira e sua inclusão no dia-a-dia do povo brasileiro e em especial da comunidade.
14- Propor a culminância dos trabalhos em forma de feira pedagógica com apresentações de todas as atividades planejadas.



7- AVALIAÇÃO:

Será considerada satisfatória se todas as etapas dessa atividade Temática forem desenvolvidas, de modo a aperfeiçoar a democracia representativa, a construir consciência de igualdade e percebermos que todos cooperativamente podem construir uma sociedade mais fraterna e justa. Também que se consiga organizar a culminância marcada para o dia 27 de novembro de forma a congregar todas as turmas e suas produções.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

CELEBRAÇÃO DE PÁSCOA


Realizamos a celebração de Páscoa em nossa Escola, com os alunos do Ensino Médio e com os alunos do Ensino Fundamental - cada um em seu turno. Parabenizamos a todos os alunos pela participação e pelas belíssimas apresentações. Em especial, parabenizamos à aluna Michele da turma 201, que foi a comentarista da celebração do Ensino Médio. Também, parabenizamos ao aluno Alceu, que abrilhantou o teatro, interpretando Jesus Cristo.

domingo, 15 de março de 2009

Reunião de Pais

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Na reunião de pais, realizada na Escola, foram decididas as normas para o ano letivo de 2009, bem como ficou decidido que a camiseta da escola deverá ser usada obrigatoriamente a partir do mês de maio. Neste mesmo dia foi eleito o Conselho de Pais e Mestres.
Agradecemos a todos a presença.

sábado, 20 de dezembro de 2008

NATAL LUZ


sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

PREMIAÇÃO PARA OS ALUNOS COM MELHORES NOTAS

Este ano, os alunos com melhores notas receberam medalhas, os três primeiros de cada turno. Aqui podemos visualisar os vencedores. Parabéns!








segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Dezembro

01 · Dia Internacional da Luta contra a AIDS


01 · Dia do Imigrante


01 · Dia do Numismata


02 · Dia Nacional do Samba


02 · Dia da Astronomia


02 · Dia Pan-americano da Saúde


02 · Dia Nacional das Relações Públicas


03. Dia Internacional do Portador de Deficiência


04 · Dia da Propaganda


04 · Dia do Pedicuro


04 . Dia do Orientador Educacional


08 · Dia Mundial da Imaculada Conceição


08 · Dia da Família


08 · Dia da Justiça


09 · Dia da Criança Defeituosa


09 · Dia do Fonoaudiólogo


09 · Dia do Alcoólico Recuperado


10 · Declaração Universal Direitos Humanos


10 · Dia Internacional dos Povos Indígenas


10 · Dia Universal do Palhaço


11 · Dia do Arquiteto


11 · Dia do Engenheiro1


1 · Dia do Agrônomo


13 · Dia do Cego


13 · Dia do Marinheiro


13 · Dia do Ótico


13 . Dia de Santa Luzia


13 . Dia do Engenheiro Avaliador e Perito de Engenharia


14 . Dia Nacional do Ministério Público


15. dia do Cliente


16 · Dia do Reservista


18 . Dia do Museólogo


20 · Dia do Mecânico


21 · Dia do Atleta


22 · Início do verão


23 · Dia do Vizinho


24 · Dia do Órfão


25 · Natal


26 · Dia da Lembrança


28 · Dia do Salva-vidas


31 · Dia de São Silvestre


31 · Reveillon