A Escola parabeniza a aluna, da 7ª série, pela conquista do 5º lugar em salto em altura.
A Escola vem desenvolvendo com seus alunos um trabalho voltado à participação em atividades desportivas, visando o bem-estar e a melhoria na qualidade de vida.
"E que prazer gostoso é esse de ler um bom livro! Capaz de levar-nos ao riso e à tristeza, de tornar-nos íntimos e velhos conhecidos de seus personagens, de fazer-nos acompanhar gulosos e sedentos seu enredo, de transportar-nos a outros mundos, de dar vida aos nossos sonhos." (Werner Zotz)
15/04 - Apresentação do projeto aos alunos e organização das equipes para a gincana. As equipes serão organizadas a partir de cores e terão um professor e dois alunos responsáveis. Serão distribuídas as tarefas que precisam de planejamento e tempo para organização.
1ª Tarefa: NOME DA EQUIPE, MASCOTE E GRITO DE GUERRA (100 pontos).
Criar um nome para a equipe, um mascote e um grito de guerra e apresentar à organização da gincana. O mascote deve ser representado por um dos alunos que fazem parte da equipe e deve ser um personagem de uma obra da Literatura Brasileira.
O nome da equipe e o grito de guerra devem estar relacionados ao valor da leitura. Deverão ser transcritos em uma folha ofício e entregue à comissão, junto com a justificativa para sua escolha.
Cada equipe terá uma cor para identificá-la e, nos dias determinados para as apresentações dos trabalhos, seus componentes devem usar crachás, camisetas ou fitas na cor sorteada.
16/04 – 2ª Tarefa: CRIAÇÃO DE CONTOS (Baú com objetos) - (100 pontos)
Uma caixa ficará a disposição da equipe contendo vários objetos. Um representante da equipe mostrará um objeto retirado da caixa e um outro representante deverá tentar criar uma história fazendo uso dos objetos conforme a ordem em que vão sendo retirados. A história deverá conter começo, meio e fim, sequência lógica e criatividade. Tempo para execução da prova: 3(três) minutos.
19/04/2009 - 3ª Tarefa – TRANSFORMAÇÃO DE UM POEMA EM MÚSICA (100 pontos)
A equipe deverá compor música a partir de um poema (que será sorteado) com duração de no mínimo 3 (três) minutos e no máximo 5 (cinco) minutos. Esta música poderá ser acompanhada por qualquer instrumento musical. Poderá ser cantada por um ou mais componentes da equipe. Simultaneamente a equipe deverá apresentar 5 (cinco) integrantes que deverão estar caracterizados no estilo da música apresentando uma coreografia.
Obs.: As melhores serão selecionadas para apresentar dia 20/04/2010, durante a tarde cultural.
20/04 – Tarde Cultural com apresentações artísticas e lançamento da 4ª edição do livro “Crianças de Vitória Escrevendo Histórias”.
4ª Tarefa: APRESENTAÇÃO DA MASCOTE CARACTERIZADA
Cada equipe deverá apresentar suas mascotes, devidamente caracterizadas. Valor da tarefa: 100 pontos.
22/04 - 5ª Tarefa - PROVAS
PERGUNTAS E RESPOSTAS: divide-se em duas etapas. Sendo que, em cada etapa as equipes terão cinco perguntas, ou seja, uma pergunta para cada duas equipes, perfazendo um total de 10 perguntas. As equipes competirão entre si, sendo os pares determinados por sorteio para a 1ª e 2ª etapas.
O coordenador da tarefa fará o sorteio da pergunta, que será lida em voz alta por ele e logo após ele disser “VALENDO”, aquele que tocar a sineta primeiro, responde. Para cada resposta correta a equipe ganhará 10 pontos. Caso o participante erre, os pontos da pergunta passam para a outra equipe. Ao final da 1ª etapa será feito novo sorteio. Seguindo esta, as regras da 1ª.
ADIVINHAÇÃO A PARTIR DE MÍMICA
Cada equipe receberá o nome de uma obra da Literatura Brasileira, que será sorteada no momento da prova. Um dos componentes escolhidos previamente será o mímico, que deverá através da mímica fazer com que os outros componentes adivinhem o nome da obra. É proibido ao mímico falar ou mover os lábios. Caso isso aconteça a equipe perde os pontos da tarefa em questão. Esta tarefa vale 50 pontos para cada acerto.
ADIVINHAÇÃO A PARTIR DE DESENHO
Um representante de cada equipe receberá o nome de uma obra da literatura e deverá fazer com que a equipe adivinhe o nome da obra fazendo desenhos. É proibido ao representante falar, mover os lábios ou escrever. Esta tarefa vale 50 pontos.
LEITURA DE TRAVA-LÍNGUAS
Deverá ser lido um trava-línguas, entregue no momento da apresentação, sem erros e em menor tempo possível. A tarefa vale 50 pontos.
23/04 – DIA MUNDIAL DO LIVRO
6ª Tarefa: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
A equipe deverá trazer uma pessoa da comunidade, que deverá contar uma história real ou fictícia. A pessoa deverá narrar com naturalidade, sem afetação. Conhecer com absoluta confiança o enredo. O contador tem que estar seguro sobre o que vai contar. Dominar o interesse do público. Sentir e viver a história. O vocabulário utilizado deve ser adequado ao público ouvinte. Falar com voz adequada, clara e agradável. Ter espírito inventivo e original: contar a história com suas próprias palavras. Se a história for de livro deve ser adaptada, pois a linguagem escrita é diferente da oral. Tempo máximo: 10 minutos. Valor da tarefa: 100 pontos.
7ª Tarefa: DOAÇÃO DE ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS.
Cada integrante da equipe deverá trazer 1 (um) quilo de alimento não perecível. Essa tarefa valerá 100 pontos. A cada integrante que não realizar a tarefa a equipe perderá 10 (dez) pontos.
29/04 - 8ª Tarefa – DRAMATIZAÇÃO E AUTOR PRESENTE
As equipes dramatizarão uma cena de um livro previamente escolhido. Será avaliada a criatividade (100 pontos), originalidade (100 pontos), cenário (100 pontos), caracterização (100 pontos), expressão oral e corporal (100 pontos).
Estarão presentes neste dia os escritores Délcio Possebom (turno da tarde) e Mário Simon (turno da noite), ministrando palestra sobre suas obras, a importância da leitura, dos livros, do ato de escrever e do gosto pela literatura.
30/04 - 9ª Tarefa - CAFÉ LITERÁRIO E APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS
Apresentações artísticas referentes às datas comemorativas do mês de abril – estas estarão a cargo do grupo organizado pelas professoras Dione e Alcione.
Cada integrante da equipe deverá trazer um prato de salgados ou doces. Essa tarefa valerá 100 pontos. A cada integrante que não realizar a tarefa a equipe perderá 10 pontos
Divulgação do resultado da I Gincana Literária e entrega da premiação.
A organização, a pontualidade, a disciplina do grupo e a qualidade dos trabalhos apresentados determinarão maior ou menor pontuação, chegando até a anulação da tarefa.
Cada membro da equipe é diretamente responsável pelo sucesso do seu grupo, cabendo ao líder, a sua participação e a tarefa de coordenar os trabalhos.
Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Regulamento Geral da II Gincana Literária
Art. 1º Objetivo: Estimular a leitura de diferentes gêneros literários, promovendo atividades que despertem o desejo de ler e levar à descoberta do prazer que a leitura proporciona.
Da participação e composição das equipes
Art. 2º Os alunos formarão equipes de, no mínimo, 10 e, no máximo, 16 alunos, distribuídos, em turmas diferentes. A coordenação da gincana fará a formação das equipes no dia 15 de abril de 2010, nas dependências da escola.
Art. 3º As equipes inscritas comprometem-se a cumprir todas as determinações desse regulamento. Será obrigatória a presença e a permanência dos componentes das equipes durante todo o evento.
Das Inscrições
Art. 4º As inscrições das equipes será feita no dia 15 de abril de 2010, nas dependências da escola.
Art. 5º Cada equipe deverá indicar, no ato da inscrição, dentre os componentes, dois líderes, que deverão responsabilizar-se pela entrega das tarefas, pelo desempenho e harmonia da equipe, bem como na execução das tarefas.
Das Tarefas
Art. 6º As tarefas da “II Gincana Literária” – serão baseadas na leitura de livros e também nos conhecimentos adquiridos ao longo da vida escolar e do cotidiano.
Art. 7º Cada tarefa terá regulamento específico obedecendo aos critérios necessários para sua realização.
Art. 8º As equipes competirão, entre si, sendo os pares determinados por sorteio, se for o caso.
Art. 9º As tarefas, descritas a seguir, serão executadas de acordo com o cronograma.
Art. 10 A gincana terá os seguintes tipos de tarefas:
Art. 11 Os detalhes para o cumprimento das tarefas serão divulgados oportunamente.
Da pontuação:
Art. 12 Serão pontuadas as equipes que realizarem as tarefas exigidas no prazo e horários determinados:
1. Cada prova estipulada vale de 50 a 100 pontos (exceto Perguntas e respostas);
2. À falta de organização e pontualidade das equipes serão retirados 20 pontos em cada prova;
3. À equipe mais organizada e animada será aplicado o prêmio bônus de 20 pontos;
4. A equipe que copiar ou plagiar um trabalho perderá os pontos da prova em questão;
5. Em caso de empate serão realizadas perguntas até uma equipe obter maior número de acertos;
6. A equipe que comparecer com 100% de participantes terá a bonificação de 10 pontos;
7. Cada acerto da prova de perguntas e respostas valerá 10 pontos.
Dos jurados:
Art. 13 A comissão julgadora poderá ser formada por professores, funcionários da escola e convidados.
Da premiação
Art. 14 Será premiada a equipe vencedora (apenas o primeiro lugar), o resultado será divulgado durante o Café Literário.
Dos recursos
Art. 15 Os recursos referentes às tarefas da gincana serão julgados pela Comissão Organizadora.
Das Disposições Finais
Art. 16 Os casos omissos nesse regulamento serão analisados pela Comissão Organizadora e resolvidos no dia da competição.
Comissão Organizadora.