quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Medidas preventivas para evitar a gripe suína e outras doenças contagiosas na escola.


Na volta às aulas, que medidas devem ser tomadas para evitar o contágio da gripe A (conhecida como gripe suína) na escola? Segundo o médico infectologista Artur Timerman, o primeiro passo é conversar com os alunos sobre o assunto, ensinando-os alguns cuidados básicos de higiene. "Assim que a criança chegar à escola, ela deverá lavar bem as mãos com água e sabão ou limpá-las com álcool em gel".


Outra medida para evitar o contágio é não tocar os olhos, a boca e o nariz após contato com superfícies, como corrimão de escadas e carteiras. Mais um alerta: não compartilhar objetos de uso pessoal, nem talheres, alimentos e bebidas. E, por fim, ao tossir ou espirrar, não se esquecer de cobrir a boca e o nariz com lenço de papel descartável.


Como medida geral, o especialista sugere que as salas de aula sejam mantidas com portas e janelas abertas como forma de garantir a circulação de ar, assim será mais difícil o contágio.
Artur Timerman ressalta também a importância em cuidar da saúde para manter a imunidade alta: “Todos deverão se hidratar com frequência, ter hábitos alimentares saudáveis e praticar atividades físicas ao ar livre”.


Fonte: Revista Nova Escola.

Nenhum comentário: