segunda-feira, 28 de julho de 2008

DIA DO AGRICULTOR

Em algum momento, em sua evolução, o homem descobriu que podia tirar da terra o seu alimento. Desde o século XIX, quando se estabeleceram hipóteses de como teria sido o seu desenvolvimento, foram estabelecidas quatro fases: na primeira fase, o homem foi selvagem; na segunda, nômade (sem habitação fixa) e domesticador; na terceira, agricultor e somente na quarta, se civilizou. O momento da passagem de caçador para pastor e agricultor nunca ficou muito preciso, não se concluiu exatamente qual foi, ou onde foi.

Estudos arqueológicos, etnográficos e históricos mostram que ao mesmo tempo, em várias partes do mundo, o homem passou a mexer na terra com o objetivo de se alimentar, que é o que conhecemos como Agricultura: uma arte, a arte de cultivar a terra.

No Dia do Agricultor, é interessante conhecer um pouco mais sobre essa importante e antiqüíssima atividade humana.

sábado, 26 de julho de 2008

DIA DOS AVÓS

O Dia da Vovó ou dos Avós é uma daquelas datas que geram polêmica por conta das críticas dos que só vêem o lado comercial da comemoração. Mas ela é muito mais que isso. Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.

O papel simbólico desempenhado pelos avós é muito importante para a criança. Mesmo depois de mortos, costumam fazer parte das nossas, geralmente boas, lembranças da infância. Nem a morte os separa dos netos, pois eles continuam identificados à sua primeira infância. Ao contrário do que se pode pensar, os avós fazem muito mais do que mimar os netos.

Muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.
Origem do dia - Comemora-se o Dia da Vovó em 26 de julho porque esse é o dia de Santa Ana, mãe de Maria e avó de Jesus Cristo. Conta a história que Ana e o marido, Joaquim, não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Ela teve uma menina quando já tinha idade avançada e a batizou de Maria.

Autor: Juscelino Tanaka

sexta-feira, 25 de julho de 2008

DIA DO ESCRITOR


Escritor é o artista que se expressa através da arte da escrita, ou, tradicionalmente falando, da Literatura. É autor de livros publicados, embora existam escritores sem livros publicados (chamados, por alguns, de amadores).
No
Brasil, podem-se citar muitos exemplos de escritores considerados célebres, como Machado de Assis, Guimarães Rosa, Clarice Lispector e Luis Fernando Veríssimo, tal como em Portugal, onde surgiram nomes como José Saramago, Lídia Jorge, ou os falecidos Eça de Queiroz e Miguel Torga, entre muitos outros que, mesmo não sendo tão reconhecidos mundialmente, deixaram um importante legado no panorama da Literatura lusófona.
Escritor não é necessariamente o profissional que escreve romances (romancistas), pois o autor de livros de auto-ajuda e de textos jornalísticos pode também ser considerado um escritor.

"Escrever é uma ação de desnudamento. O escritor revela ao escrever, revela o mundo, e em especial o Homem, aos outros homens, para que estes tomem, em face ao objetivo assim revelado, a sua inteira responsabilidade. Não basta ao escritor ter escrito certas coisas, é preciso ter escolhido escrevê-las de um modo determinado, expondo seu mundo, com elementos estéticos, de criação literária."Sartre

"Ao escrever, o escritor deve solicitar um pacto com o leitor, que ele colabore em transformar o mundo, a sua realidade..."Sartre

"Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada."Clarice Lispector

DIA DO COLONO




Antes da chegada dos primeiros colonizadores na região sul do Brasil, esta era habitada pelos índios tupi-guaranis. Esses indígenas tinham a sobrevivência assegurada pela agricultura. Como não conheciam o arado, plantavam em covas abertas no chão com paus pontudos.
Suas roças duravam de cinco a seis anos em determinado lugar, até esgotar a caça e a fertilidade do solo, mudando-se então para outra parte. Sabemos que a relação entre índios e brancos sempre foi marcada por conflitos e que a cultura indígena foi praticamente dizimada pelos brancos.
A ocupação do sul do Brasil, antes da fase de colonização do século XIX, estava ligada aos brasileiros e portugueses, à exploração das riquezas naturais, da agricultura de subsistência e da
criação do gado; e aos espanhóis à conquista do território. Dessa maneira, o território foi ocupado por muitos núcleos de caboclos, etnia resultante da miscigenação dos brancos com os indígenas.
Os núcleos caboclos originaram-se nos lugares destinados ao pernoite ao longo das estradas de Missões (RS) até Sorocaba (SP), e nas regiões da exploração da erva mate, no período de trânsito da tropa. A colonização brasileira se deve muito aos caboclos que, como os índios, sempre foram marginalizados pelo poder econômico e sequer tiveram reconhecimento na história que ajudaram a construir.
O Brasil independente, em 1822, ainda não dispunha de um exército capaz de controlar eventual invasão espanhola no sul do Brasil. O objetivo principal desta colonização foi os colonos servirem como exército de reserva nas províncias do sul do País que os espanhóis insistiam em reivindicar.
Assim, para atrair os imigrantes, a
propaganda brasileira oferecia muitas vantagens a quem se mostrasse disposto a colonizar o sul do Brasil, como: passagens pagas, direito à cidadania, isenção de impostos e direito à posse de uma ou duas colônias de terra (24 a 48 ha).
Os primeiros imigrantes do século XIX, quando deixaram seus países, carregavam na bagagem a esperança de uma vida melhor. A Alemanha e a Itália não existiam como países unificados. A unificação alemã só ocorreu em 1871, com a força militar. Na mesma época, ocorreu a unificação da Itália, consolidada apenas em 1929, com o Tratado de Latrão, entre Mussolini e o Papa Pio XI.
Quando os primeiros colonos chegaram ao local prometido, sentiram que a luta a que estavam acostumados pela sobrevivência, em solo europeu, teria que continuar. A terra prometida era quase uma mentira, tomada pela mata, sem estradas ou qualquer tipo de infra-estrutura. Efetivamente, a colonização teve seu marco inicial em 25 de julho de 1824, quando 39 alemães chegaram ao Porto de Tebas na Real Feitoria da Linha Cânhamo, atual cidade de São Leopoldo, RS.
A colonização italiana só iniciou em 1875 e, em muitos lugares, foi fronteiriça à área alemã, como na região serrana do Rio Grande do Sul, cujo centro mais importante é Caxias do Sul.

DIA DO MOTORISTA




O Dia do Motorista é festejado no dia de seu padroeiro, São Cristóvão, em 25 de julho, quando uma série de eventos de educação para motoristas e pedestres ocorre em todo o país. Aliás, essa festividade perdura por uma semana, período em que o santo é honrado pelos devotos, que agradecem e buscam sua especial proteção para enfrentar mais um ano o trânsito cada vez mais caótico e violento.
Tudo é organizado pelas dioceses, escolas, e o governo, municipal, estadual e federal, visando conscientizar a sociedade da necessidade de restaurar a paz no transito, em todo o país. Assim, faixas são empunhadas pelas crianças, cobrando respeito às faixas de pedestres, o uso de cinto de segurança e aos limites de velocidades das vias.
Elas ainda são estimuladas a aprender as leis do trânsito , participando de jogos e outras atividades , especialmente programadas pelos Detrans para essa semana especial que começa nesse dia. Muito esperada é a simulação preparada junto com os soldados do Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, para socorrer uma pessoa que acaba de bater o automóvel e tem suspeita de trauma na coluna.
Geralmente, esse exercício, é feito em parques ou no estacionamento dos Shoppings e Supermercados, aproveitando o grande fluxo de pessoas de modo a vivenciar essa situação extremada quase na sua realidade, um alerta eficiente para o problema.
No Brasil, a imprudência ainda é uma das principais causas de morte, superando o índice de homicídios no país. De fato, é necessário o envolvimento de todos os setores da sociedade para que se consiga reduzir o número de mortes no trânsito. E esse dia é de reflexão para todos os motoristas pela sua conduta no trânsito. Também, é dia para agradecer e pedir proteção por mais um ano, ao seu padroeiro São Cristóvão.
Cristóvão era um homem de estatura grande, muito forte, porém, muito ingênuo e bom, cujo único desejo era servir ao mais poderoso dos reis. Serviu a vários, inclusive o rei das trevas, que vencera seu antigo senhor. Foi quando percebeu que ele temia ao Senhor da Cruz, chamado Jesus Cristo, o Rei dos Reis. Converteu-se à fé e serviu-O através da caridade, usando sua força física, para transportar nas costas os viajantes que precisavam atravessar um perigoso rio.
Segundo a tradição transportou, também Jesus Cristo, que lhe apareceu sob a forma de uma criança. Por isso, tornou-se conhecido como Cristóvão, que significa "Porta-Cristo" ou "aquele que transportou Cristo" , tendo convertido muitos pagãos. Morreu decapitado no século III. O culto à São Cristóvão venceu o tempo, sendo venerado como o protetor dos viajantes, e chegou ao século XXI também pela força da devoção dos fiéis, como o padroeiro dos motoristas.

domingo, 20 de julho de 2008

DIA DO AMIGO

Amigo - Que é ligado a outro por laços de amizade. Em que há amizade.

Amizade - Sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou atração sexual. (Dicionário Aurélio)

Quem é ou tem um amigo ou traz no peito esse sentimento nobre, sabe que a amizade vai muito além da definição de um dicionário.

A amizade é uma espécie de amor fraterno que, quando verdadeiro, só deseja uma única coisa em relação ao amigo: vê-lo feliz. Vê-lo realizar seus sonhos, desenvolver seus potenciais, alcançar suas metas.

E tem como base a troca - de experiências, de anseios, de vida - envolto num clima de fidelidade, confiança e respeito mútuo.

Respeito, inclusive, pelos defeitos, por aquilo que, se não podemos mudar, ao menos podemos relevar e ajudar no que for possível.

Amigo, afinal, é para todas as horas, tristes ou felizes, com grana ou sem grana, para a aventura ou para o tédio.

Feliz Dia da Amizade!

glitter graphics



Glitters para Orkut

Amizade - Recados com Glitter


sábado, 19 de julho de 2008

DIA DO FUTEBOL

Sobre o futebol, não é preciso dizer que é o esporte mais popular do país. Do mesmo jeito que o futebol representa nosso país, o Brasil representa o futebol no mundo (principalmente depois que a seleção brasileira passou a ser o única a deter o título de pentacampeã).

O futebol está presente mesmo nas cidades mais distantes, entre crianças da mais tenra idade: mal aprendem a andar, é comum que ganhem logo uma bola e daí já arriscam seus primeiros passes. Crescendo neste meio onde o esporte é tão popular, é natural que surjam craques - e muitos. Porém, poucos têm a chance de treinar em um grande clube e ficar famosos ou receber enormes salários como os que vemos na televisão.

Se está presente em todas as cidades e em todas as idades, o mesmo não se pode dizer em relação aos gêneros. Só recentemente as mulheres passaram a jogar mais futebol, já que o esporte sempre teve uma tradição considerada "masculina", embora sua prática não ofereça qualquer tipo de limitação ou restrição às mulheres. Os motivos que inibiam a participação feminina eram principalmente culturais e, como a cultura está sempre mudando, as mulheres estão jogando futebol também. Naturalmente, ainda não é comum nascer uma menina e logo ganhar uma bola, como acontece com os meninos. Mas isto pode mudar e, mais importante ainda, uma garota pode optar por jogar futebol hoje em dia e não ser discriminada por isto!

CRONOLOGIA DO FUTEBOL
1894 - O paulista Charles volta da Inglaterra, onde fora estudar, trazendo seu conhecimento sobre o esporte, incluindo duas bolas de futebol.
1895 - Primeiro jogo de futebol no Brasil, em São Paulo: funcionários da Companhia de Gás contra os da São Paulo Railway.
1898 - É criada a Associação Atlética Mackenzie, em São Paulo, para organizar jogos de futebol.
1898 - 1911 - Nascem os primeiros clubes de futebol: Liga Paulista de Futebol, São Paulo Athletic, Sport Club Internacional, S.C Rio Grande, Associação Atlética Ponte Preta, Fluminense Futebol Clube, Sport Club Corinthians Paulista, Flamengo...
1902 - Nosso primeiro estádio de futebol; fruto da reforma do Velódromo Paulistano, originalmente servia a corridas de ciclismo.
1914 - Fundada a Federação Brasileira de Sport (FBS).- Primeiro jogo da Seleção Brasileira, em 21 de julho, contra o time inglês Exter City (o Brasil venceu de 2 a 0). A platéia: cerca de quinze pessoas. - Primeiro título internacional: a Copa Roca, conquistada na Argentina.
1916 - A Federação Brasileira de Sport passa a ser chamada de Confederação Brasileira de Desportos (CBD).
1919 - Vence os toneios sul-americanos.
1922 - Repete a façanha.
1923 - A Confederação Brasileira de Desportos vincula-se à Fifa.
1930 - Primeira Copa do Mundo, no Uruguai. O Brasil não chegou à segunda fase - seus principais craques não puderam participar devido a desentendimentos.
1934 - Copa do Mundo na Itália. O Brasil não tem um bom desempenho, mais uma vez, por causa da ausência de seus mais talentosos jogadores, também por causa de desentendimentos entre dirigentes.
1938 - Brasil fica em terceiro lugar na Copa do Mundo.
1945 - Conquista o título da Copa Roca novamente.
1947 - Conquista da Taça Rio Branco.
1949 - Ganha a Copa América.
1950 - Brasil é a sede da Copa do Mundo; para isto, o estádio do Maracanã é construído no Rio de Janeiro. Apesar do excelente desempenho da seleção, o país perde na final para o Uruguai.
- Nova conquista da Taça Rio Branco e Taça Oswaldo Cruz.
1954 - Estréia o uniforme "canarinho", na Copa do Mundo da Suíça. O Brasil foi eliminado nas quartas-de-final.
1957 - Ano excepcional de estréias na seleção: Garrincha e Pelé, na época com 17 anos, e já participam da Copa do ano seguinte.
1958 - Conquista da primeira Copa do Mundo, na Suécia, consagrando-se definitivamente.
1962 - Brasil é bicampeão: vence a Copa do Chile. Os craques: Pelé, Nilton Santos, Zagallo, Garrincha, Amarildo, Zito, Vavá, Gilmar, Nílton Santos, Zózimo e Mauro. Mário Américo (massagista), Garrincha, Didi, Vavá, Amarildo e Zagalo.
1966 - Copa da Inglaterra: não chegou à segunda fase.
1970 - No México, o Brasil faz mais uma vitória na Copa, com Pelé, Tostão, Rivelino, Jairzinho, Gérson e jogadas inesquecíveis e vitórias em todos os jogos.
1971 - Começam a ganhar força os clubes estaduais. Na esteira do tricampeonato, o futebol injeta ânimo no país e a CBD começa a organizar o primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol.
1974 - Copa do Mundo na Alemanha: Brasil fica em quarto lugar.
1976 - Brasil é campeão da Taça do Atlântico. Estréia de Zico como profissional.
1978 - Copa do Mundo na Argentina: Brasil fica em terceiro lugar; não pôde disputar a final por causa do desempate com a Argentina no saldo de gols.
1979 - CBD torna-se CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
1981 - Flamengo é campeão mundial no torneio de clubes.
1982 - Copa da Espanha. Brasil conta com Zico, Leandro, Júnior, Falcão, Sócrates, Toninho Cerezo. Apesar do ótimo desempenho, é eliminado pela Itália.
1986 - Na Copa do México, a história se repete: ótimos jogos e uma equipe competente, porém o país é eliminado pela França nos pênaltis.
1988 - Medalha de prata no futebol nas Olimpíadas de Seul.
1989 - Vence a Copa América, depois de 40 anos.
1990 - É eliminado nas oitavas-de-final da Copa da Itália por causa de um gol de Maradona, da seleção argentina.
1993 - São Paulo torna-se bicampeão mundial no torneio de clubes.
1994 - Conquista do tetracampeonato na Copa dos EUA, com a vitória sobre a Itália após cansativas duas horas de jogo, terminando na disputa de pênaltis.
1998 - Na Copa da França, perdeu nas finais para o time da casa.
1999 - Vence a Copa América.
2002 - Finalmente, o penta: vence a Alemanha na Copa do Mundo da Coréia do Sul e Japão.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Dia de Proteção às Florestas


Preservar florestas é sinônimo de proteger a vida.

Florestas têm sido ameaçadas em todo o mundo, pela degradação incontrolada. Isto acontece por terem seu uso desviado para necessidades crescentes do próprio homem e pela falta de um gerenciamento ambiental adequado. As florestas são o ecossistema mais rico em espécies animais e vegetais. A sua destruição causa erosão dos solos, degradação das áreas de bacias hidrográficas, perdas na vida animal (quando o seu o habitat é destruído, os animais morrem) e perda de biodiversidade.

Agora podemos perceber como o dia 17 de julho - Dia de Proteção às Florestas - é fundamental para que possamos lembrar da importância de conservarmos nossas florestas: aumentar a proteção, manter os múltiplos papéis e funções de todos os tipos de florestas, reabilitar o que está degradado. Isto é, preservar a vida no planeta.


domingo, 13 de julho de 2008

DIA MUNDIAL DO ROCK

Quando surgiu o rock n'roll?
O que é exatamente o rock?
Quem é o pai do rock?

Todas estas perguntas são difíceis de responder, dada a quantidade de influências que cercam a história do rock. Mistura de música da elite com a música do povo, música de preto misturada com música de branco, uma salada de estilos definiu como rock n'roll aquela música agitada que embalou tantos jovens na década de 50 e até hoje possui seguidores fiéis - desde os admiradores do rock antigo, como os fãs de suas mais diversas variações e ramificações: o progressivo, o heavy metal, o punk rock, o hard rock, e por aí vai.

A imagem de rebeldia associada ao rock não é gratuita. Quando o estilo despontou, no início da década de 50, o mundo se deparava com a alegria do final da Segunda Guerra Mundial e da Guerra da Coréia. As pessoas queriam comemorar, principalmente nos Estados Unidos, que despontava como grande potência mundial.

Por outro lado, havia a pressão da Guerra Fria e a idéia de que, com o anúncio da explosão de bombas atômicas pela então União Soviética, era possível o "fim do mundo" a qualquer momento. Assim, aproveitar cada momento como se fosse o último era a ordem do dia. Daí para a idéia de rebeldia era um passo: para curtir a vida a qualquer preço, havia o prazer da transgressão, o fascínio pelas motos e pela alta velocidade, as festas intermináveis.

Bill Haley and his Comets, Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, Carl Pergkins, Fats Domino, Little Richard, The Beatles, Elvis Presley, entre outros, foram os primeiros nomes a arrastar multidões que ansiavam por um estilo de música jovem, moderna e dançante.

No Brasil, a cantora Nora Ney - da fase áurea do rádio e conhecida como "rainha da fossa" - foi quem curiosamente cantou o primeiro rock em português. Mas o fenômeno do rock mesmo só começou com os irmão Tony e Celly Campelo. Depois, era a vez da Jovem Guarda, de Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia, inspirados nos Beatles, os meninos de Liverpool.

Na década de 70, destacou-se Raul Seixas; nos dez anos seguintes, foi a vez do boom do rock nacional com Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, Engenheiros do Hawaii, Blitz, Barão Vermelho, Legião Urbana, Ultraje a Rigor, Capital Inicial, Titãs e Paralamas do Sucesso. Na música solo, destaque para Cazuza, Marina Lima, Lulu Santos, Rita Lee, Lobão, entre outros.


sexta-feira, 4 de julho de 2008

DIA DO COOPERATIVISMO

O que é Cooperativismo?


No dia 21 de dezembro de 1844, um grupo de tecelões ingleses se reuniu e fundou uma sociedade. Descobriram que juntos podiam defender seus direitos, já que a união faz a força! Juntos, podiam adquirir produtos e serviços básicos, cultivando o espírito de cooperação, igualdade e solidariedade.


Este movimento cooperativista deu tão certo que atualmente existem milhares de cooperativas dos mais diversos segmentos. Segue alguns exemplos de cooperativas: Educação, crédito, saúde, agropecuária, habitacional.


Este é o emblema do cooperativismo: um círculo abraçando dois pinheiros, que indicara união do movimento, a imortalidade de seus princípios, a fecundidade de seus ideais, a vitalidade de seus adeptos.Tudo isto marcado pela trajetória ascendente dos pinheiros que se projetam para o alto, procurando subir cada vez mais.Antigamente o pinheiro era tido como um símbolo da imortalidade e da fecundidade, pela sua sobrevivência em terras menos férteis e pela facilidade na sua multiplicação.


O círculo representa a vida eterna, pois não tem horizonte final, nem começo, nem fim.


O verde-escuro das árvores lembra o princípio vital da natureza.


O amarelo-ouro simboliza o sol, fonte perene de energia e calor.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

O dia do Bombeiro é comemorado no dia 02 de julho.
O bombeiro é o profissional responsável pelo combate a incêndios, pela preservação do patrimônio ameaçado de destruição, pelo resgate de vítimas, de incêndios, afogamentos, acidentes, bem como pela conscientização da população sobre medidas de segurança contra incêndios.
O corpo de bombeiros é uma das instituições mais respeitadas do país. A ousadia e a coragem dos seus soldados fazem com que esses sejam admirados. Para se tornar um bombeiro, além de alguns requisitos necessários como bom condicionamento físico e equilíbrio emocional, é preciso apresentar outras características desejáveis como boa saúde, capacidade de decisão, capacidade de liderança, capacidade de lidar com situações adversas, capacidade de agir, coragem, disciplina, raciocínio rápido, habilidade para trabalhar em equipe. Embora tenha algumas variações de estado para estado, geralmente o candidato a bombeiro precisa: ser brasileiro, ter certificado de reservista (no caso dos homens), ensino médio completo, idade mínima de 18 anos, altura mínima de 1,65 m para homens e 1,60 para mulheres.
Os bombeiros atuam em situações como: resgate em acidentes, colisão de veículos, atropelamentos, casos clínicos urgentes, entre outras.
Algumas dicas do Corpo de Bombeiros para evitar incêndio:
• Não acumule lixo;
• Ao viajar, desligue a chave geral de luz;
• Tenha cuidado em ambientes onde há cheiro de gás, não risque fósforos. Abra imediatamente as portas e janelas para que ventile;
• Não guarde panos impregnados com gasolina, graxas, ceras, óleos vegetais;
• Não solte balões.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

Dia do Hospital

Não é preciso ir longe para saber da importância das instituições homenageadas neste dia. Os hospitais, em meio a uma rotina repleta de agitações, salvam vidas, e por isso são alento para tantas pessoas. Apesar do importante papel social dos hospitais, a realidade do sistema hospitalar brasileiro não é das melhores, principalmente levando-se em consideração os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).
Teoricamente, segundo a Constituição Brasileira, a "saúde é direito de todos e dever do Estado", garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação da saúde. O que se verifica, na prática, é a precariedade dos leitos, a falta de
profissionais (ou pior: a presença de profissionais mal pagos e desestimulados) e a escassez de verbas destinadas à manutenção em geral dos hospitais brasileiros.
Essa é a realidade da rede pública de saúde. Mas engana-se quem pensa que a rede privada está a salvo de um quadro penoso: sucumbem sob tributos, taxas e tarifas públicas, dissídios de
funcionários, reajustes nos preços de materiais e insumos, dolarização dos preços de equipamentos, aporte de investimento em novas tecnologias, pagamento aos fornecedores com o tempo inferior ao recebimento pelos serviços prestados. Não há qualquer política voltada aos hospitais privados no SUS.


Autor: Juscelino Tanaka

terça-feira, 1 de julho de 2008

DATAS COMEMORATIVAS

Julho

01 · Dia da vacina BCG
02 · Dia do Hospital
02 · Dia do Bombeiro Brasileiro
04 · Dia Internacional do Cooperativismo
04 · Independência dos EUA
04 . dia do Operador de Telemarketing
06 · Dia da criação do IBGE
08 · Dia do Panificador
09 · Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista
10 · Dia da Pizza
12 . Dia do engenheiro Florestal
13 · Dia do Engenheiro de Saneamento
13 · Dia do Cantor
13 · Dia Mundial do Rock
14 · Dia do Propagandista de Laboratório
14 · Dia da Liberdade de Pensamento
15 · Dia Nacional dos Clubes
16 · Dia do Comerciante
17 · Dia de Proteção às Florestas
19 · Dia da Caridade
19 · Dia Nacional do Futebol
20 · Dia do Amigo e Internacional da Amizade
20 · Dia da 1ª Viagem à Lua (1969)
23 · Dia do Guarda Rodoviário
25 · Dia de São Cristóvão
25 · Dia do Colono
25 · Dia do Escritor
25 · Dia do Motorista
26 · Dia da Vovó
27 · Dia do Motociclista
28 · Dia do Agricultor

Dia da Vacina BCG

A BCG ou Bacilo de Calmette e Guérin é a única vacina contra a tuberculose utilizada para imunizar crianças e adultos e aplicada sob a forma de injeção intradérmica. Criada em 1921, é produzida a partir de cepas (uma espécie de microorganismo) do Mycobacterium bovis, sendo indicada, preferencialmente, para crianças de 0 a 4 anos de idade e adultos que não foram imunizados.
Com cerca de 2,5 milhões de mortes e 9 milhões de novos casos ao ano, a tuberculose, juntamente com a AIDS/HIV, é responsável pelo maior número de vítimas de doenças infecciosas em todo o mundo. A tuberculose pode ser transmitida através de tosse, espirro e fala.
Ao ser expelido no ambiente, o bacilo da doença pode permanecer em suspensão por horas, facilitando a contaminação. Uma única respiração de um único germe expelido é suficiente para contaminar uma pessoa, embora uma transmissão bem sucedida exige, pelo menos, 200 a 300 horas de convívio para a população em geral e menos tempo para as pessoas que apresentam deficiências imunológicas.


Autor: Juscelino Tanaka